samedi 22 novembre 2014

enfermagem no QC, quem é quem na fila do pao, capitulo 2 (post em português)

Poxa, me surpreendi com o post anterior! Às vezes sinto que escrevo para as moscas virtuais, entao é bom ter um retorno (+) de um post :-) Obrigada, **varios** leitores!

Entao quem leu o post anterior, sabe que a base da enfermagem é composta pelos PAB (que nao fazem parte *oficialmente* da profissao de enfermagem - coisas confusas do QC, acostumem-se) e os IA, esses sim fazendo parte da categoria de enfermagem e tendo até ordem profissional propria, a OIIAQ. Ha ainda os enfermeiros (DEC e BAC) com formaçao CEGEP e universitaria, respectivamente.

Enfermagem é uma profissao com ramificaçao universitaria, entao o acesso aos estudos superiores é garantido para os bachareis. E quais sao as diferenças?

O mestrado é dividido em algumas categorias, o estudante pode optar pelo mestrado classico, nas modalidades mémoire ou stage-essai. Pode ainda optar pelo mestrado profissional (mestrado + DESS) e embarcar na aventura IPS (infirmière praticienne spécialisée).

Ja repararam a sopa de letrinhas ? Preparem-se, isso vai piorar.

 Mestrados sao obtidos em geral com 2 anos à temps plein. Algumas universidades oferecem microprogramas e DESS (diploma de estudos superiores especializados), que podem ser acumulados para a obtençao do grau de mestre. Essa é a parte **classica**. (Consulte o site da universidade de sua escolha para se informar sobre os diferentes programas!).

No ramo da **pratica avançada de enfermagem (PIA - pratique infirmière avancée)** estao as ICS e  as IPS.

IC-quem ? IP-quoi ?

ICS - infirmière clinicienne spécialisée
IPS - infirmière praticienne spécialisée

O titulo de IPS é obtido apos exame de certificaçao, e a formaçao inclui o mestrado classico + o DESS como IPS. Sao 2 anos de estudos à temps *mais que* plein. IPS assumem algumas atribuiçoes anteriormente exclusivas aos médicos, como a definiçao de um plano de tratamento e o diagnostico. Por questao burocratica, no QC a palavra **diagnostico** nao pode ser usada pelas IPS, que usam termos como **impressao** ou **hipotese**. Firulinhas, firulinhas ...
Uma IPS pode acompanhar a clientela do começo ao fim da vida, atuando do pré-parto aos cuidados paliativos. No Québec ainda sao menos de 400, mas em Ontario ja sao mais de 1300, la elas conseguiram um grande apoio dos ministros e do sistema, e atualmente ha até clinicas administradas apenas por IPS. (o blog tem 2 anos de material sobre IPS, se o assunto despertou interesse, vale a pena ler alguns posts antigos!).

ICS, por sua vez, nao precisam passar por exame de certificaçao, essa profissao esta constantemente na *corda bamba*, a associaçao de enfermeiros do Canada (AIIC) e a OIIQ volta e meia publicam artigos e memorias sobre a otimizaçao e valorizaçao desse rôle , como nesse texto, por exemplo = ICS - renforcer le rôle .  ICS nao prescrevem e nao *diagnosticam*. Elas têm enfoque na pratica de enfermagem e deveriam agir prioritariamente na parte clinica. Mas as funçoes administrativas e outros elementos de cuidados indiretos acabam reduzindo o tempo de pratica dessas profissionais. É bem complicado!

Nem todas enfermeiras que finalizam o mestrado classico serao ICS! O mercado dita as regras, e algumas terao funçoes como *cadre-conseil*, *infirmière-expert*, *gestionnaire de cas*, etc.

Ha um grande projeto de reestruturaçao dos programas de mestrado classico = a ideia seria ter um volet que direcionaria o enfermeiro para as funçoes mais administrativas como as citadas acima, outro para a formaçao ICS, incluindo cursos como fisiopatologia e farmacologia. A formaçao IPS se manteria nos moldes atuais (embora eu, humildemente, ache que deveriamos ter 2 anos e meio ou mesmo 3 anos para concluirmos o mestrado IPS! Temos o mestrado classico MAIS o DESS e isso, SIMULTANEAMENTE! = é para queimar muito neurônio!)

=======================================
O mestrado, seja o classico, seja o IPS, é o pré-requisito para o doutorado.

Doutorado .... o que falar do doutorado ??? Doutorado é aquela coisa de doido, né? Cinco anos (no minimo!) e o desenvolvimento de uma tese inédita sobre um tema pertinente. Admiro muito quem segue carreira acadêmica, é uma montanha-russa! Ha a obrigaçao de publicaçoes, participaçoes em congressos, aulas ... é uma verdadeira selva, super competitivo!

Aos interessados, ha bolsas para quem segue em carreira acadêmica, ja que nao da para sobreviver apenas com a ajuda do prêt-et-bourse. Algumas sao bem bacanas, mas é, de novo, um mundo muito competitivo.

Quem termina o doutorado pode conseguir vaga de professor em universidade, ou cargos de direçao em hospitais, nas agências de saude e mesmo no ministério. Ou pode simplesmente decidir a continuar estudando e seguir um pos-doc ....

========================================

Enfermagem é uma ciência e uma arte. Por isso a formaçao acadêmica existe. Felizmente ha enfermeiros desbravadores que seguem para o doutorado! Os doutores em enfermagem sao fundamentais para manter a qualidade e o saber proprio da profissao, avançando com suas teorias e mantendo a chama acesa. Os mestres sao importantissimos, a PIA é um avanço na maneira de gerenciar o sistema de saude, descentralizando o poder e otimizando os recursos. E os que assumem funçao na gestao levam o saber enfermagem para a administraçao, beneficiando o paciente no fim da linha.

Ha espaço para todo mundo! PAB, IA, Infirmier, Infirmière clinicienne, cadre-conseil, ICS, IPS e PhD. Felizmente! :- )


Espero que tenham gostado dessa **saga 2** .

À la prochaine!










1 commentaire:

  1. Sou técnico e meu curso teve uma carga horária de 1580, sei que exigem 1800 horas, mais será que consigo equivaler meu curso e validar meu diploma, ja trabalho a 5 anos e faço francês, nao vejo a hora de ir para Quebec

    RépondreSupprimer