vendredi 31 janvier 2014

estagio IPS-PL, o fim do primeiro mês!

Que venham os proximos cinco meses!

Neste primeiro mês, vi e vivi coisas muito boas!

** Conheci pessoas incriveis na UMF. As meninas da recepçao, as secretarias, os residentes, os patroes (os médicos), as enfermeiras e o companheiro do fim do dia, o concierge!

** Trabalho MUITO, MUITO, MUITO! Chego na UMF às 7h30, começo a ver pacientes às 8h, 8h30 e deixo so la pelas 18h! Em alguns dias, o *expediente* acaba sendo mais longo ... faz parte do aprendizado.

** Aprendo demais! Cada profissional tem sua expertise, cada um tem um jeito, mas no fundo o objetivo da UMF é mesmo, fornecer o melhor serviço à populaçao. Infelizmente nao sao todos no QC que possuem médicos de familia (ou IPS!) mas deveriam, viu? O atendimento numa UMF é super humano, os profissionais conseguem ver e entender a pessoa que se presenta, nao sao apenas *uma gripe*, *uma pneumonia* ....

** Cometi erros. Oras, quem nunca cometeu? Um caso ficara para sempre na minha memoria e no meu aprendizado, tive que rever a paciente em 2 reprises, para descartar de vez a possibilidade de uma condiçao clinica nao detectada por mim no nosso primeiro encontro. Aprendi que nunca devemos **prendre pour acquis**, uma condiçao X pode ser X+1, X+2, etc .... Liçao aprendida.  :-) Que nao venha mais nenhum erro, svp!

** Adoro o que faço. A-DO-RO! A profissao IPS é muito interessante, num dia eu tive uma manha com gestante e crianças, e no periodo da tarde vi idosos em cuidados de conforto. É a possibilidade de fazer do 0 aos 100 anos, na pratica! É fabuloso, adoro ter essa gama de clientela, ver pessoas em todas as etapas da vida, poder ajuda-los a acharem o melhor caminho, a lidarem melhor com seus processos, a entenderem suas doenças ... Como IPS tenho o melhor dos 2 mundos!

** Ja tive uma retroaçao extra-oficial da minha supervisora. Os comentarios sao os melhores. Ainda ha o que melhorar, ainda ha o que fazer ... semana que vem farei suturas ... na proxima instalarei sterilets ... e assim os meses vao passando! Terei um dia de atendimento na urgência por mês, o que nao é minha praia, mas ajuda muito no gerenciamento do tempo!

Estou muito feliz, estou totalmente in love com minha profissao, como nunca tive na vida.

Proximos meses, estou pronta!

2 commentaires:

  1. Yupiiiii!
    Mas péra, suturas? Ai môdeuzo!! Voilà que eu nunca daria uma ótima enfermeira como a Gabi!! :)

    Bjocas
    Erika

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. podemos como IPS fazer suturas desde que nao atinjam a fascia (ou seja, cortes poucos profundos como apos traumas leves ou para exerese de nevus)
      Quinta-feira é dia de treinamento , nas proximas semanas sera a hora da verdade.

      Ainda bem que ha quem goste de bureau e quem goste de urgência. Eu gosto da diversidade, mas sem a necessidade de muita adrenalina rs :-)

      Supprimer