mercredi 19 mars 2014

La petite chirurgie!!

Comme IPS-PL, je pourrai effectuer des actes *médicaux*, prescrire des médicaments et d'examens et ainsi participer à de procédures effactrives comme la *petite chirurgie*. Je pourrai utiliser les techniques suivantes =

* suturer une plaie au-dessus du fascia, sauf en présence de lésions sous-jacentes
* inciser et drainer un abcès au-dessus du fascia
* installer une canule oesophago-trachéale à double voie
* onycectonie partielle
* exérède de lésios cutanées superficielles:
      * molluscum pendullum
      * kératose au scapel
      * petit lipome (1cm et moins)
* installer un stérilet sauf chez la nullipare
* retrait du stérilet

J'ai trouve super pertinente et je suis super heureuse d'avoir la possibilité d'y pratiquer dans mon milieu de stage!

Hier, j'ai assisté à 4 exérèses de lipomes! J'ai fait les anésthésies locaux et les points de sutures, le médecin a été responsable de l'acte chirurgical en tal que tel. C'est tellement intéressant!! Les gestes associés aux interventions bénignes ne sont pas banales! Ils prendrent une importance particulière et doivent donc être effectués avec le plus grand soin et la plus grande précision, n'est-ce pas? Pour le mois d'avril, je dois être en mesure d'effectuer l'acte du début à la fin. J'ai hâte!!

Demain je serai à l'urgence. C'est mon grand défis, je dois m'habituer au rythme de consulations et d'interventions plus rapides ... l'urgence n'est pas mon milieu préféré, j'avoue, mais il faut le faire. Alors, on y va!

Presque la moitié a été faite. Je suis plus en confiance, j'ai des rétroactions super positives et je suis heureuse.

Je n'ai rien d'autre à ajouter! J'aime ma profession. Point! 





La petite chirurgie, en bref, c'est ....

le lipome ....
source = http://i3.ytimg.com/vi/J2G4g2_7gIA/0.jpg


... le stérilet ...
source = http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS4VXzYQgEwddQDRYiANYrjd2Q0bZjFBhFahUvkKcxgZNmnmVCk


... le suture ...
source = http://img.allodocteurs.fr/upload/article/222-intro_sutures_080313.jpg



... et beaucoup plus!


Por les infirmières qui sont en processus d'équivalence avec l'OIIQ = ne lâche pas! Le chemin peut sembler difficile et dur, mais c'est avec beaucoup de persévérance et de dévouement que nous récoltons les fruits!


1 commentaire:

  1. Bonjour!
    Primeiramente gostaria de dizer que gosto muito do teu blog e acho teus posts muitos bons e úteis para quem está querendo ir para a belle belle province.
    Meu nome é Paola, sou enfermeira também. Sou de Porto Alegre e estou querendo emigrar para o Canada, mais especificamente, Montreal. Estou desde outubro do ano passado fazendo curso de francês por essa razão. Porém, não vejo a hora de ir embora daqui e estou em busca de outras formas de emigrar, sem ter que esperar até atingir o nível necessário de francês para o processo. Pesquisando, eu e meu marido vimos o processo de experiência quebequense, para o qual teríamos que um de nós fazer um mestrado ou algo do tipo. Primeiramente pesquisamos universidades de língua inglesa, a qual já temos, porém na concórdia não encontrei cursos de pós graduacao para enfermagem e na Mcguill eles solicitam que o candidato já tenha alguma experiência de trabalho na América do Norte, o que eu não tenho. Além disso, solicitam também que a pessoa já seja registrada na oiiq, o que eu também ainda não sou e é um processo que leva certo tempo. Por ultimo entrei em contato com a universidade de Montreal que é francofona, questionando se havia algum programa que eu pudesse fazer aulas de francês e depois iniciar a pós graduacao, mas ainda não tive resposta deles. Então dito tudo isso, gostaria de saber se tu pode me ajudar com alguma informação sobre mestrados ai em Quebec, sobre o processo de registro na oiiq, se existe algum registro que se faça só para estudar. Já entrei em contato com a oiiq solicitando os formulários para equivalência, mas ainda não recebi, tu tem idéia de quanto tempo leva? Mas enfim, qualquer informação que tu tiver sobre pós graduacao para nós enfermeiros e o processo de equivalência já ajudará. Desculpe pela enorme mensagem. Se não for incomodo e puder me responder por email, agradeço. É pnanda23@hotmail.com muito obrigada!

    RépondreSupprimer