samedi 18 octobre 2014

Halloween chegando! (post em português)

Halloween tem origem pagã, mas hoje em dia tornou-se um momento de desfilar fantasiado, passar de casa em casa recolhendo doces e depois dar trabalho para os dentistas! rs

Celebra-se o fim da terceira e ultima colheita do ano (pois sim, **winter is coming**). A festa tem varios nomes, Samhaim, La Samon, Festa do Sol ... 

uma das explicaçoes para a origem da festa (ha varias outras) = uma lenda celta diz que os espiritos de todos que morreram ao longo do ano voltariam para procurar corpos vivos que pudessem usar pelo proximo ano. Essa seria a unica chance de vida apos a morte. Neste dia especifico, segundo os celtas, o mundo dos mortos se misturaria ao mundo dos vivos.
Oras, os vivos nao querem ser possuidos (quem quer?) e entao na noite do 31 outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas (entao as casas ficavam frias e desagradaveis), colocavam fantasias e desfilavam no bairro, destruindo o que podesse, para assustar os mortos que procuravam corpos.
O halloween foi levado para os EUA por imigrantes irlandeses, 

No Brasil, comemora-se o dia do Saci (adoro o Saci!) no 31 de outubro, numa tentativa de minimizar a invasao de outras culturas nesse pais tao rico em folclores.

Mas, estou no Canada, e aqui, comemoramos o Halloween com doces, decoraçao e em alguns casos, até neve (em 2010 o Halloween em Témis foi com neve!)

Algumas fotinhos dos meus halloweens, eu adoro decorar a casa, preparar os saquinhos de doce e ver a criançada fantasiada. 

2014, 









2010, Halloween com neve ....






Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire