mercredi 1 janvier 2014

começando 2014 (post em português)

Provavelmente eu ficarei afastada do blog a partir da semana que vem, em funçao do estagio de seis meses que me aguarda.

Mas, ano novo, vida nova, resoluçoes na manga e projetos na cabeça!

Começar um novo ano é algo sempre fantastico, temos aquela possibilidade de dizer *agora sera assim (ou assado)*. Temos a possibilidade de rever os erros e acertos do ano anterior e aprender com eles.

Hora de fazer o balanço de 2013 ....

*  Nao estudei o tanto que deveria. Ou que acho que deveria ... Sera que foi culpa minha ou foi pelo modo com o ensino é organizado aqui? As sessoes acadêmicas seguem um ritmo de cruzeiro até a primeira metade e depois da relâche, é como se entrassemos numa corrida de F1, o ritmo fica alucinado.  E nao da para tentarmos *antecipar* as matérias pois os cursos nao sao desbloqueados no sistema! Ao menos o mestrado IPS da Laval é assim. Minha ultima sessao foi terrivel, foi a sessao com minhas piores notas (bem vindo, B+!) e foi onde me senti mais cansada. Foi onde quase reprovei num EOS e me senti pior do que o cocô do cavalo do bandido. Temos um ano e meio de teoria para devorar a clinica médica, pediatria e obstetricia, passando de hiponatremia à demência, do pré parto ao esquema de vacinaçao, sem esquecer de aprender a fazer sutura e colocar o combitube! É MUITA coisa. Eu estava na area de EJF (enfance jeunesse famille) num CLSC, entao casos clinicos hospitalares estavam relativamente distantes da minha memoria, minha ultima experiência com essa clientela havia sido em 2010 e em Témiscaming, onde os casos hospitalares resumiam-se ao basicao de um hospital em région, nao viamos casos complexos pois simplesmente nao tinhamos condiçoes de mantê-los, eram transferidos rapidamente. FELIZMENTE minha formaçao universitaria, que data do século passado (de 1992 à 1995, especificamente!) deixou marcas na massa cinzenta e consegui seguir muitos cursos por ja ter o aprendizado necessario, ao menos uma excelente base. Minhas colegas que nunca trabalharam em EJF tiveram dificuldades parecidas às minhas, estavamos todas no mesmo barco.

* Ainda nao aprendi a escrever do jeito quebeca de ser, ao menos na Academia. Tenho um odio mortal do esquema ** sujet amené - sujet posé - sujet divisé**, e sinto que escrevo para um leitor estupido que nao é capaz de decodificar a mensagem. Na USP, na FGV e na Unifesp fui condicionada a escrever textos argumentativos logicos e coerentes para um leitor inteligente. Aqui sinto que escrevo textos logicos e coerentes para um leitor  paresseux! Preciso melhorar isso, pois agora com o estagio ganho de brinde o Essai de 50 paginas (ah, sim, a Laval é uma das unicas faculdades que exige um Essai no mestrado IPS. Nao, eu nao verifiquei antes. Sim, eu me ferrei). Ainda bem que conto com as almas caridosas e pacientes dos meus sogros, ex-professores de francês no CEGEP que ajudam com as correçoes. Alguns textos sao dificeis para eles, pois tentar traduzir Parse num linguajar simples é extremamente dificil, eu sei. Enfim, estou munida de meu Multidictionnaire, de meu Petit Robert, do Antidote e mesmo do corretor do Word nesta batalha. Perdi alguns pontos estupidos mas vou ganhar a guerra rs (como a professora que cismou de me tirar varios pontos pelo fato de eu nao ter colocado uma virgula antes de todos os *et* do meu texto" HELLO?!?!?! Nem todos *et* precisam de virgulas! Mas nem briguei, foi a professora que mais detestei e espero que nao seja minha orientadora para o Essai. Sim, nao sei quem é minha orientadora ainda). 

* Estudar so com mulheres e numa cohorte de apenas sete estudantes é um tremendo desafio. Todas minhas colegas de classe sao super inteligentes e indiretamente eu sentia uma competiçao enorme entre elas. Eu aprendi na USP que o *5.0* é satisfatorio (ah, viva as tardes na piscina do Cepê ... abafa!) mas aqui a mentalidade é outra, é A+ na cabeça o tempo todo e elas se cobram muito por isso. Eu comecei a me cobrar também e quase entrei em depressao por estar sempre abaixo da média. Mas dai liguei o F*da-se. Nao estou la para mostrar que sou A+, que sou a melhor e que sei tudo. Estou la para consolidar meus conhecimentos e para ser uma boa IPS. Eu ja tenho emprego garantido e meus empregadores sequer quiseram saber das minhas notas! Nota A+ é bonita no boletim e infla o ego. E so! Com a sabedoria dos meus quase 40 anos, abri mao em funçao da minha sanidade mental. E assumo o A- e mesmo o B+. Estudar com seis pessoas com personalidades fortes é um desafio constante. Eu sou muito lesada e nao percebo atritos, sou péssima para pescar ironias e para mim a cohorte funcionava muito bem, com uma dinâmica propria, umas mais caladas e calmas (como eu) e outras mais extrovertidas e sempre cheias de voz. Qual nao foi a minha surpresa quando, ao recebermos a avaliaçao de grupo (feita por nos mesmas) entramos numa lavagem de roupa suja pelo Facebook? A mais nova do grupo tem 22 anos, a média é de 29,5 (eu sou a mais velha!). Sera que da para colocar a culpa na imaturidade dessas meninas? Serao todas IPS em alguns meses e aceitar as criticas (que mesmo sendo duras devem ser vistas como uma possibilidade de aperfeiçoamento) é fundamental. O clima que se instaurou apos a avaliaçao de grupo foi um dos piores possiveis. Nossa tradicional cervejada de fim de sessao foi desfalcada em uma jogadora, justamente a que se sentiu mais ofendida pelos comentarios. Imaturidade ou jeito quebeca de ser ? (bate - assopra - bate ?). Quero so ver no estagio, sou a unica estudante IPS e terei a companhia de 22 residentes em medicina de familia. Continuarei com meu estilo low profile, mas tentarei seguir as recomendaçoes de minhas colegas e nao ficar tao na sombra. Mas nao vou bater de frente com ninguém, nao é e nunca sera meu estilo. Ser um lider nao significa, na minha concepçao, ser alguém briguento ou chato. Foi a mais briguenta que recebeu as piores criticas e foi ela quem nao aguentou o tranco. Para que me estressar com isso?

* A cada começo de sessao, eu refazia minha inscriçao no PEPS, a academia da faculdade. Conseguia levar 2 a 3 dias de atividade fisica por semana e isso até a relâche. Mas depois, com o ritmo alucinante F1 imposto pelos estudos, deixava o esporte de lado. Resultado? Quase DEZ quilos a mais nesse corpitcho! DEZ!! Se estudasse mais três anos sairia da Laval de maca ... Como boa promessa de ano novo, la vou eu, de novo, reiniciar uma atividade fisica. Meu estagio é de segunda à sexta, tenho 1 texto cientifico por semana para ler e analisar e o Essai para escrever. Nao ha provas, nao ha trabalhos semanais de 15 paginas, nao ha leituras interminaveis. Ha um estudio de Yoga aqui pertinho de casa, eu preciso voltar para o Yoga, foi uma atividade muito prazeirosa numa época da minha vida pré-Québec e me fazia muito bem. Ha ainda o PEPS e eu moro AO LADO da faculdade. Espero nao ter desculpas como tive durante todo o periodo acadêmico. Xô banha nas costas! Hora de tomar vergonha na cara!

* Minha alimentaçao também nao esta nos melhores dias. Muita pizza, muito bolo, muito pao ... muito sanduiche de ultima hora comprado na cafeteria da faculdade (e como custa caro comer na faculdade!). Eu adoro legumes e frutas, mas chegava em casa tao cansada que nao tinha o menor ânimo para preparar minha marmitinha e acabava sucumbindo aos prazeres dos carboidratos faceis. Péssima alimentaçao, sedentaridade e estresse, voilà a origem dos meus quase DEZ (!!!) quilos a mais. Quem me conhece diz **ah, mas nao parece**. Isso pela genética que me faz engordar no conjunto da obra, nao ganho barriga, simplesmente aumento bumbum, coxas e peito... resoluçao de ano novo, renovada eternamente, comer melhor, comer colorido e evitar alimentos industrializados. Cancelamos o nosso fermier de famille, foi um grave erro (big, big mistake) e senti na pele. Ter legumes e frutinhas fresquinhos a cada semana faz toda a diferença! La vou eu de novo pro fermier ... 

* Québec nao é uma cidade bike-friendly. Ha pouquissimas pistas ciclaveis, a cidade é em desnivel (cidade alta e baixa) e eu nao me arrisco a pedalar na rua. Sim, sou muito covarde, mas fui atropelada quando criança e desenvolvi trauma, desculpa oficial. Acho muito arriscado pedalar na rua, nao tenho bons reflexos (ja disse que sou lesada?) e tenho muito medo de cair e me estrupiar embaixo de um busao articulado duplo. Entao, esse tempo aqui em Québec foi um tempo de pausa na bike, e olhe que em Montréal a gente saia de Île de Soeurs e iamos até o parque René Levesque a quase todo final de semana, 30 agradaveis km num agradavel passeio pela pista ciclavel. O maximo que eu faço ao ar livre por aqui é caminhar ... Nao posso colocar no plano de 2014 aumentar minha atividade ciclistica pois sei que é hipocrisia, nao farei. Tenho medo e pronto.

* Québec também nao é uma cidade com muita oferta cultural, como temos em Montréal, por exemplo. Ok, ha shows gratuitos e pagos, até sir Paul McCartney veio cantar na capital ... mas com a vida insana de estudante eu nao tinha tempo para curtir o que a cidade oferecia. O ano acabou e nao fui a nenhum show. Nao vi nenhum espetaculo, nem o gratuito do Cirque du Soleil (quelle honte!). Fomos algumas vezes a cinema, sempre procurando filmes em VOA, pois pagar para ver filme dublado é um absurdo, vejo na televisao! Nao vi nenhuma opera, nenhum ballet (ah, vi o Casse-Noisette em Boston, verdade) ... que horror de vida cultural, foi sofrivel ... Sera que 2014 sera melhorzinho ? Talvez a partir de setembro, quando a vida de estudante finalmente tera terminado ... 

* Viajei pouquissimo. **ah, você fez varias escapadinhas** ... sim, senao ficaria doida como um passarinho na gaiola! Eu PRECISO viajar, é mais forte do que eu! Minhas escapadinhas foram suficientes para manter um nivel de energia adequado, mas nada com uma bela escapada de 1 semana, 10 dias sem muito estresse. Acho que sé depois do estagio! Se der certo, irei para Victoria aperfeiçoar o inglês, que enferrujou pacas desde que mudei para a capital ... quem sabe? Ah, voyage, voyage ... que saudade!

* Meu inglês ta péssimo! Que coisa péssima, que vergonha apos 4 anos de Cultura Inglesa e convivio em Montréal e Témis! .... Nao tive uma semana sem ler ao menos 5 textos em inglês, mas ler nao é a mesma coisa do que falar. Minha comunicaçao saiu do *advanced* e caiu pro *intermediate*. espero que consiga fazer o curso em Victoria antes de começar a trabalhar em Vaudreuil (onde a clientela é 50-50, como era em Parc-Ex). O episodio mais triste foi quando uma professora da faculdade, que eu admiro muito, me corrigiu na frente de colegas por ter pronunciado o nome de uma schollar incorretamente. E o pior é que EU estava certa! A schollar em questao é Callista Roy, uma enfermeira estadunidense. Entao, ela fala inglês. Entao, a pronuncia do seu sobrenome é com ênfase no *O*, deixando como *Rói*. Mas a professora em questao, francofona até o ultimo fio de cabelo, pronunciava seu nome (e todas colegas de classe faziam o mesmo), com a forma afrancesada, *Roá*. Até meus sogros ficaram inconformados, mas esse é apenas um exemplo de como a lingua inglesa nao é respeitada aqui na capital. Meus pobres ouvidos sangravam quando professores e colegas tentavam dizer algo em inglês. E nao era apenas pelo sotaque, era por desconhecimento de causa mesmo. Da minha cohorte de sete estudantes, apenas DUAS (eu e a filha de um diplomata que morou em Londres durante boa parte da sua juventude) eramos capazes de decodificar as mensagens e de manter uma pronuncia miminamente adequada da ligua inglesa. Duas estudantes do grupo assumidamente nao entendiam NADA de inglês. NADA! Enfermeiras! No mestrado! No Canada! (isso para mim é inconcebivel, mas nao entro na questao do Québec francofono aqui).

* Nao tive o tao sonhado bebê. Mas acho que a *nao vinda* do bebê é otima, pois teria que postergar o mestrado por mais 1 ano caso tivesse engravidado e isso, caro amigo, nao esta nos planos. Entrei nesse barco, vou até o fim. dar uma *pausa* nao é a melhor das opçoes, nao mesmo! Que venha em 2015, quando a vida estiver um pouquinho mais calma e estavel. Nao dizem que a vida começa aos 40? Entao rs ....

* Fiquei duranga! Caramba, a grana da bolsa de estudos nao é desprezivel e mesmo assim ela simplesmente evaporou. Nao me desfiz do carro, e ele traz varias despesas (gasolina, seguro). Poderia ter aberto mao do conforto do veiculo ? Talvez, mas fiz uma locaçao e nao queria entrar numa lista negra caso devolvesse o carro antes do término do contrato. Fiz a locaçao em 2011 e nao sabia se seria ou nao aprovada no mestrado. Se eu soubesse, talvez tivesse mantido o carrinho antigo, ja pago e com poucas despesas. Mas, viva o prêt-et-bourse, estamos sobrevivendo aos trancos e barrancos, morando num apê minusculo e vivendo como estudantes. Felizmente ja tenho emprego garantido, o segundo semestre de 2014 sera meu renascimento, terei de volta um salario decente, pagando feliz da vida 47% de impostos rs ....

Consegui chegar até aqui?

Se leu em diagnonal (como eu fiz com muuuuuuuuuitos textos do mestrado), eu sintetizo =
* estudei como uma maluca e mesmo assim acho que nao foi o suficiente
* ainda apanho com o francês
* grupo pequeno, so mulheres e muita competiçao nao fazem bem à saude
* preciso ter mais disciplina nos quesitos atividade fisica e alimentaçao
* engordei quase dez quilos
* nao andei de bike como gostaria, nao curti  programas culturais como gostaria e nem viajei como gostaria
* meu inglês voltou pro **the book is on the table** (hun, nem tanto rsrsrsrsrs)
* nao engravidei
* fiquei pobreta

:-)

Mas, foi um ano cheio de vitorias, repleto de risadas, com momentos memoraveis, incriveis pores-do-sol, incriveis céus estrelados, lindas trilhas no meio do mato e até um mergulho nas aguas geladas do Maine. Fui na piscina publica, meu fôlego esta curtinho. Foi um ano com muito sushi, muita comilança e muitos filmes (em casa mesmo!). Ganhei cabelos brancos, ganhei rugas ... Mas ganhei sabedoria, paciência e resiliniência. Aprendi a controlar um pouco a ansiedade (bem pouco). Me estressei com exames e mergulhei nos estudos por obrigaçao e por prazer. Viciei em aplicativos de celular com joguinhos médicos. Papariquei meu gato. Recebi a visita do meu irmao. Consolidei  verdadeiras amizades. Mudei de bairro. Comprei muito em brecho. Nao comprei nada de novo, a nao ser calcinhas rs. Dirigi pouquissimo, andei bastante. Ouvi muita musica velha, nao descobri nenhuma banda nova. Nao sei qual o melhor programa de Tv da atualidade. Aprendi a fazer bolo e cupcakes, mesmo sem batedeira. descobri que adoro deixar o cafofo ajeitadinho para receber visita. Descobri que nao tenho muitos amigos, mas reencontrei virtualmente pessoas que fizeram parte da minha quando eu tinha apenas 13 anos. Converso com minha familia a cada dia, incentivo o marido a fazer o mesmo. Acumulei muitos PDFs e também muitos papeis. Comprei muitos livros. Li muitos livros. Abusei da biblioteca ... Vivi!

Bref .... 2013 passou! Bola pra frente!

Desejo um 2014 maravilhoso para todos. :-)








6 commentaires:

  1. Tive algumas coisas em comum com vc em 2013... rsrs
    Eu tb estudei que nem louca, mas nao o suficiente...
    Eu tb nao aproveitei o verao e as (poucas) oportunidades culturais...
    E, principalmente, EU TB FIQUEI POBRETA!!! rsrsrsrs
    Mas bola pra frente, pq 2014 ta ai, e promete!!!

    Feliz Ano Novo!

    RépondreSupprimer
  2. Vida de estudante é apertada, mas é divertida. Sempre sentimos saudades dela rs..
    Mesmo com as desavenças, 2013 foi bastante produtivo, hein?
    Desejo ótimo 2014, com quilos a menos, cultura e viagens a mais, e muita felicidade!

    Obrigado pela observação sobre o fundo do meu blog! Realmente estava com problemas! rs..

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. :-)
      2013 foi otimo, mesmo sem dim-dim e com estudos 6 jours sur 7 rsrsrs ... 2014 sera melhor!

      Supprimer
  3. O melhor é ver que apesar de todas as dificuldades, chegamos cada vez mais perto de nossos objetivos, nao apenas saos e salvos, mas principalmente mais fortes!!

    Feliz 2014 cheio de frutos!
    Erika

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. O que nao mata, nos fortalece!
      Esse mestrado foi a maior prova de fogo que eu ja passei na minha vida. A FUVEST vira brincadeira de criança perto disso rs ....
      Vamos que vamos!!

      Supprimer