dimanche 6 octobre 2013

*panique* pré exame ...

O fim esta proximo ......



O fim? Que fim?


http://www.ludumdare.com/compo/wp-content/uploads/2013/05/EndIsNear1.jpg


(momento de auto-estimulo) = ta chegando o fim do bloco teorico do mestrado ....

Em 3 dias tenho a primeira prova de fisiopatologia aplicada (é coisa PACAS pra estudar, estou com tendinite, rinite, estressite e todas outras ites possiveis).
source http://p9.storage.canalblog.com/98/64/894259/87018546_o.gif

Depois, uma delicia de prova ocupando UM DIA INTEIRO em demarche clinique, simulando ao pé da letra o estresse do exame de certificaçao da OIIQ (o que me indica que as coordenadoras possuem um perfil sadico) ...

Dai, mais 2 provas teoricas, 1 apresentaçao em sala do super chato curso Séminaire sur la profession também conhecido como modulo Whiskas-sachet,  2 semaninhas de férias para repôr as energias entre Natal e Ano Novo e dia 07 de janeiro, inicio oficial do estagio.

Pow, 7 de janeiro ta longe pacas. 
.
.
.

TA NAO!
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSPp5_DUS78d2gHBAZpkAKyuSvVdAwp1VICjqWVfQ9MvThHD8iA8w

O tempo voa! Janeiro esta logo ai! Estagio de janeiro até julho, dai terminar o mémoire (sim, eu escolhi a unica faculdade no Québec que exige a realizaçao de uma dissertaçao no mestrado IPS! Quelle joie! BOFF). Dai, começar a trabalhar em Vaudreuil (yes!), passar o exame de certificaçao e respirar.

E eu prometi a mim mesma nao embarcar em mais nenhuma aventura acadêmica, sera que consigo?

Adoro estudar, mas ODEIO provas, ODEIO ser avaliada em estaçoes simuladas de 20 minutos com altissimo nivel de estresse e ODEIO a competiçao entre os estudantes. Me assumi como A-, sou uma feliz estudante *mediana* (pois a cobrança é para que todas as IPS sejam A+, mas como fazer isso se nao sou, nunca fui e nunca serei alguém de decorar rodapé de livro ? Meu francês esta cada vez melhor mas ainda assim perco varios pontos nas redaçoes (abafa) ... A-, te amo.

http://www.wpclipart.com/education/awards/award_medal_grade/award_medal_a_minus.png


E a vida passa, quando comecei o mestrado nao sabia onde estava enfiando meu burrinho.
... 6 dias por semana de estudo, 10 à 12h por dia, tenho pesadelos com alguns casos clinicos, leio o Merck Manual antes de dormir e meu telefone tem mais aplicativos medicos do que joguinhos (alias, nao sei o que é o tal do Candy Crush, so jogo mesmo paciência para poder me desanuviar)

Minha casa so recebe faxina quando as poeiras começam a fazer montinhos ou quando a rinite ataca de tal forma que gasto 1 caixa de Kleenex por dia (como agora, dando um tempo nos estudos para varrer o cafofo rsrsrs)
http://3.bp.blogspot.com/-dYjC6qubHAU/UXmOjHTP3aI/AAAAAAAAET8/LL1Wv8H7mTk/s1600/poeira.jpg


Minha atividade fisica esta resumidinha ao spinning 2x por semana (as vezes so 1) e aos miseros 20 minutos de caminhada que encaro para chegar até a faculdade. De vez em quando rola um passeio, senao marido surta (e eu também, minha saude mental esta seriamente à risco).

Poxa, como foi que sobrevivi à uma graduaçao na USP e pos na UNIFESP e na FGV ?? NAO FAÇO IDEIA.

O esquema aqui é muito punk, acho que é em todas as areas, mas o curso IPS é insano. Em miseros 1,5 anos de teoria eles esperam que dominemos quase tudo relacionado à medicina de primeira linha, de casos dermatologicos (mordida de cachorro, sarna, piolho, todas dermatites possiveis e imaginaveis) passando pela pediatria (cachumba, otites e companhia deram um *oi*),  pelas cliniques jeunesses (e todas MST, contracepçao, tratamento de acne ....) sem esquecer o acompanhamento de gravidez até 32 semanas (fazer ou nao depistagem para strepto?), os casos crônicos, obviamente (diabetes, hipertensao, asma, artroses ...) e os agudos (pneumonia, infecçao urinaria, uma laceraçao que precisa de sutura, etc).
AH, e sem esquecer que acima de tudo somos enfermeiras e que devemos adotar uma filosofia ou uma linha de pensamento, como Parse, Watson ou whatever, lembrar da educaçao em saude, aplicar os conhecimentos usando um approche familiale, saber ler e intrepretar estudos cientificos, pode escolher o melhor Cochrane e ainda servir de lider para nossos colegas enfermeiros. UFA!
Tudo isso em 1,5 anos de teoria e 6 meses de estagio.

So eu que acho muito pouco tempo para muito conteudo e responsabilidades ??
http://4.bp.blogspot.com/_MAueLxpwzlk/THmZSdj7K1I/AAAAAAAAANY/7SOuWKojS-w/s320/ARRANCANDO+CABELOS.jpg

Sei la, estou em modo *revolta pré-exame* . Por quê sera ??? No menu da prova de quarta-feira, teremos =
Otorrino
Oftalmo
Dermato
Alergias
Gastro
Pediatria
Musculo-esquelético
Febre (incluindo doenças tropicais)
Neurologia
Traumatologia
e medicamentos OTC ....

Mas como ja dizia o sabio ****mas tudo passa, tudo passara****

Espero voltar mais animadinha depois de quarta-feira ... Pois até la, estou em modo **estudo-estudo**



2 commentaires: